sociologia nas organizações
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
Fundamentos de Sociologia
ANÁLISE INDIVIDUAL – SOCIOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
O presente trabalho, teve como base de estudo os assuntos abordados em sala de aula durante o semestre, e foi realizado com o intuito de perceber e analisar de que forma se dá a aplicação da Sociologia e suas teorias nas organizações modernas, mostrando quais as vantagens dessa combinação. Partindo dessa premissa, procuramos mostrar que as empresas modernas e atuais só irão traçar um caminho de progresso e crescimento organizacional se aderirem à novas técnicas de administração de pessoal, visto que os funcionários são dotados de características sociais que, quando não atendidas, o trabalhador passa a ficar desmotivado, o que poderia causar um baixo rendimento do mesmo na empresa, podendo até mesmo afetar os seus colegas, por isso, é preciso que certificar-se de que a interação social e a comunicação estão sendo bem executadas na organização.
Analisamos uma empresa durante alguns dias, e ao final, fizemos questionamentos desenvolvidos com funcionários de todos os setores da organização e com o proprietário e diretor da mesma. Durante os questionários com os empregados, foi possível perceber as dificuldades encontradas por eles no local de trabalho, como a falta de um plano de carreira, que impossibilita os funcionários de crescerem dentro da empresa e a comunicação e interação com colegas do mesmo setor, que foi a mais relatada, onde algumas vezes surgiam conflitos, devido à questões como competitividade.
Em relação ao gêneros, percebeu-se a predominância das mulheres na maioria dos setores das lojas. Essa predominância foi justificada pelo diretor da empresa pelo fato delas estarem mais aptas à essas funções, como a de vendedora, por exemplo, por terem maior conhecimento dos produtos em relação aos homens.
Quanto à comunicação chefe-funcionário, de acordo com os relatos, é de forma aberta e descentralizada, podendo