Sociologia - mudança política
O trabalho exposto a seguir tem o objetivo de definir e exemplificar a Mudança Política e todas as formas em que ela pode ser alcançada (Revolta, Golpe de Estado, Reforma, Revolução). Mudança Política que ocorre em todas as sociedades a todo tempo e por isso devem ser estudadas e compreendidas para que se possa compreender também o processo de formação de cada sociedade.
Mudança Política
Para entendermos o que é Mudança política é necessário que entendamos também o que é mudança social, já que ambas estão interligadas e coexistem, pois é preciso que haja uma mudança social para que ocorra a mudança política e assim vice e versa formando um ciclo de mudanças. Mudança social se trata de uma alteração nas estruturas básicas que compõem um grupo social ou uma sociedade, o que inclui alterações de cunho político e econômico que tenham alcance suficiente para que se altere as formas dos indivíduos se correlacionarem e possivelmente alterem também a maneira de uma sociedade produzir bens simbólicos e materiais.Portanto mudança política é uma transformação social que diz respeito a estrutura de poder do estado,ou seja, ocorre quando modifica o sistema de controle da administração pública.Refere-se as relações de domínio entre quem comanda e quem obedece,entre governantes e governados, líderes e liderados,substituindo,alterando ou apenas reformando essa ordem de dominação do regime político.
As relações de organização, comando e disputa pelo poder do estado se modificam diante dos seguintes movimentos políticos: Revolução, Reforma Golpe de Estado e Revolta ou Rebelião.
Revolução
A palavra Revolução é de origem latina significa “girar”, ou “revolvere”. Termo que designava na Antigüidade o movimento dos planetas no espaço. Atualmente o termo Revolução designa algum acontecimento global capaz de atingir vários cantos do Mundo.
Revolução ganhou sentido político em 1688