Sociologia Mercadoria, Troca, Fetichismo, Mais Valia
Com a criação do modo capitalista, houve uma ‘generalização’ da produção de mercadorias, que ao se expandir, estendeu o sistema de produção para variadas áreas.
Capitalismo
Mercadoria
Valor medido em dinheiro
O trabalhador não produz a mercadoria para uso pessoal, mas sim para o mercado, o que o faz não ter controle sobre seu próprio produto de trabalho. O processo de produção controla e domina o homem (produtor), quando na verdade deveria ser o produto (processo de produção) sendo controlado pelo homem (produtor).
LEIS DO MERCADO
Trabalho
Preços, taxas de lucro
Seres Humanos
Instrumentos
A mercadoria é um objeto externo, que possui valor de uso. Elas possuem utilidade, são propriedades que satisfazem as necessidades humanas, seja material ou imaterial.
Valor de uso Determinação quantitativa
“é a utilidade de uma coisa que faz dela um valor de uso.”
a) Valor de uso e de troca: O homem, em sua ação consciente, produz e estipula valores de uso conteúdo material da riqueza. Na sociedade burguesa, o conteúdo material da riqueza possui o valor de troca (valores de uso se trocando). Como valor de uso, as mercadorias possuem diferentes qualidades e como valor de troca, possuem apenas quantidades diferentes.
O tamanho do valor contido nas mercadorias se mede através da força de trabalho humano “substância constituidora de valor”
o que gera valor é o trabalho
tempo de trabalho socialmente necessário
habilidade e intensidade do trabalho
força produtiva do trabalho
grandeza de valor