Sociologia Luana
Ambiental
nas
Engenharias
A degradação dos recursos naturais vem ocorrendo de forma constante durante os séculos, e, após a revolução industrial, elevaram-se os danos causados pela ação humana à natureza. Hoje, precisa-se pensar em formas de frear este fenômeno, que afeta a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Um pensamento de desenvolvimento sustentável surgiu há alguns anos.
Diante da atual situação do planeta, observa-se a necessidade de soluções efetivas para os problemas resultantes do mau uso dos inúmeros recursos naturais.
Várias medidas já foram tomadas para amenizar os impactos ambientais, mas ainda estamos no inicio de uma longa jornada. “Uma nova geração de Engenheiros surge. Trata-se dos ‘Engenheiros sustentabilistas’, que planejam projetos que busquem parceria com o meio ambiente, em vez de querer confrontá-lo. Pesquisas mostram que, cada vez mais, Engenheiros desenvolvimentistas tendem a perder espaço para os ‘sustentabilistas’.
Essa nova geração de Engenheiros vêm com uma consciência maior sobre a relação entre o homem e o meio ambiente, pensando em respeitar mais a natureza em seus projetos, ao invés de querer confrontá-la de forma abusiva” (SOARES, 2011).
A condição social atual, fez com que todas as áreas do conhecimento se voltassem para a ideia de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. De modo que, as escolas de engenharia também começam a tomar um novo rumo.
Professores se especializando e incentivando os alunos a investir nesse conhecimento e colocá-los em prática, mudando a “cara” do formal Engenheiro calculista, para o novo Engenheiro, também calculista, mas com olhos ligados num futuro sustentável. Investindo na sustentabilidade e respeitando o meio ambiente. Diante da atual situação do planeta, observa-se a necessidade de soluções efetivas para os problemas resultantes do mau uso dos inúmeros recursos naturais.
Várias empresas já estão se prontificando e tomando atitudes para mudar essa realidade.