Sociologia Jurídica
FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”
SOCIOLOGIA JURÍDICA
Cód.: ; sala 7 G; turno: diurno
“Trabalho de pesquisa em cumprimento de exigência de avaliação parcial da disciplina Sociologia Jurídica, Prof. Roberto M. Inhauser.
RIBEIRÃO PRETO outubro/ Índice:
Pág. 01 – Introdução............................................................01
02 – O processo de formação da sociologia jurídica..01 03 – Sociologia Jurídica no Brasil..............................07
04 – Nossa Emancipação Jurídica..............................08
0l – Introdução:
A Sociologia Jurídica é um ramo da Sociologia, cujo desenvolvimento é incipiente ou simplesmente obliterado em muitos países. Isso porque muitos a confundem com a Filosofia do direito ou a identificam com a própria Ciência do Direito. Não raro, também, a tentativa de diluir a Sociologia na Filosofia , ou na Ciência do Direito, assume caráter hostil àquela, condenando-a a uma esterilidade por considerarem-na repetidora dos passos trilhados pelo dogmatismo destas.
A Sociologia aplicada ao Direito estuda fenômenos jurídicos configurados – valores, modelos definidos em normas e integrados na estrutura social vigente – nos aspectos patentes investigando as conexões em nível de latência.
A Sociologia tem por objeto o estudo da interação entre os indivíduos.
02 – O processo de formação da sociologia jurídica
Se abstrairmos o episódio de alguns legistas e comentadores de legislações orientais, de que Han Lei, com sua confiança nos efeitos práticos de uma legislação severa e, mesmo, impiedosa terá sido um exemplo