Sociologia jurídica e judiciária
1- A escola apresentada é a pluralista, pois além da regra que deveria ser obedecida que é a lei dos nossos códigos vigentes brasileiros, ainda há a “lei” imposta pelos milicianos naquela sociedade.
Objetiva) B
Sociologia Jurídica -Semana 4
1-
a- É uma combinação do voto proporcional e do voto majoritário. Os eleitores tem dois votos: um para candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos). Os votos em legenda (sistema proporcional) são computados em todo o estado ou município, conforme o quociente eleitoral (total de cadeiras divididas pelo total de votos válidos). Já os votos majoritários são destinados a candidatos do distrito, escolhidos pelos partidos políticos, vencendo o mais votado. Atualmente acontece na elei ç ã o para deputados e vereadores.
b) O puro e o misto. Voto distrital ou voto distrital puro é aquele praticado pelo eleitor em função da divisão do território nacional em circunscrições eleitorais ,ou seja, a área em que se processa a eleição dos candidatos. Os distritos eleitorais são delimitados de modo a aglutinar números equivalentes de eleitores. Os partidos apresentam apenas um candidato específico por eleição para cada uma das câmaras que é eleito por voto majoritário,ou seja, o mais votado se elege. Cada distrito tem seus próprios candidatos e o eleitor não pode votar em candidatos de outro distrito. Por exemplo : se a eleição é para deputados federais, a circunscrição será estadual, uma vez que cada estado elege os seus candidatos, o eleitor poderá votar em candidatos de seu estado. As circunscrições eleitorais, resultado das divisões do território nacional transformadas em distritos eleitorais, provocam muita discussão quando se trata de sua definição espacial. No caso da divisão ser feita em áreas menores as definições distritais podem assumir contornos totalmente diferentes daqueles traçados pela divisão política.
Deputados estaduais e vereadores também podem