Sociologia juridica
Uma característica importante das sociedades é que elas são estruturadas desigualmente. Não há registro de nenhuma sociedade em que não ocorresse, de alguma maneira, algum tipo de desigualdade social. Em todas ocorre, em maior ou menor grau, o fenômeno da “estratificação social” – a divisão da sociedade em camadas que têm acesso desigual à riqueza, ao poder e ao prestigio. A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. A expressão “estratificação social’ se refere a divisão da sociedade em camadas (ou extratos), sendo que seus ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.
• Toda a percepção de uma determinada sociedade implica na análise das diferenças que existem entre os seus membros. A estratificação social, pode ser relacionada não só ao aspecto político, mas também a valores de cultura, hábitos, costumes e padrões morais específicos.
• Podemos afirmar, portanto, que mesmo antes do surgimento da propriedade privada já existiam diferenças sociais e grupos poderiam ser identificados, não por seu destacamento econômico, mas por seus valores culturais mais amplos.
CLASSES SOCIAIS E ESTRATIFICAÇÃO [pic] ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
• É o processo ou o estado de localização hierárquica dos indivíduos em setores relativamente homogêneos a população quanto aos interesses, ao estilo de vida e às oportunidades de vida, segundo a sua participação na distribuição desigual de recompensas socialmente valorizadas (riqueza, poder e prestígio).
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
• A revolução industrial e o surgimento do capitalismo contribuíram para que as questões sobre a desigualdade social fossem melhor visualizadas, discutidas e percebidas. Umas das características fundamentais que distingue nossa sociedade das antigas, é a possibilidade de