Sociologia juridica
NOME: SILVANERIA RODRIGUES QUEIROZ PÚBLIO RA- OO500.38045
NOME: WEDSON WANDER EVARISTO RA- 00500.39387
NOME: MÁRCIO ALEXANDRE EUGÊNIO
RA- 00500.23681
CURSO: DIREITO
PERÍODO: 2º G MANHÃ
PROFª. JANE BARROS
QUESTÃO 1)
Nas seguintes afirmações de Weber do livro A Ètica Protestante e o Espírito do Capitalismo percebemos de que modo a motivação para a ação é algo sentido pelo sujeito sob a forma de valores e modelo de conduta. Analise-as segundo essa perspectiva. “Ação Social”- motivação representados como valores- modelo de conduta, conceito- Interpretar texto “A oportunidade de ganhar mais era menos atrativa do que a de trabalhar menos. Ele não perguntava: Quanto posso ganhar por dia se trabalhar tanto quanto possível, mas: Quanto deve trabalhar a fim de ganhar o salário que ganhava anteriormente que era suficiente para minhas necessidades.”(pág. 38)
Para Weber o dever e a propensão ao trabalho atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos, optando sempre por atividades mais adequadas à obtenção do lucro. A motivação é o trabalho como um fim absoluto em si mesmo. Buscando sair-se bem na profissão, mostrando sua própria virtude e vocação e renunciando aos prazeres materiais. O indivíduo se adéqua facilmente ao mercado de trabalho, acumula capital e o reinveste produtivamente.
QUESTÃO 2) “ Na verdade, esta ideia peculiar do dever profissional, tão familiar a nós hoje, mas, na realidade tão pouco evidente, é a maior característica da Ética social da cultura capitalista, e, em certo sentido, na base fundamental.” Ao definir a ação capitalista, como “ aquela que se baseia na expectativa do lucro através da utilização das oportunidades de troca, isto é, nas possibilidades pacíficas de lucro”.Como Weber aplica o seu conceito de ação social?
Ação Social- ação do todo de sentido para o indivíduo que age a partir de uma motivação. Qualquer ação que o ser tomoa orientado pela ação dos outros,