Sociologia Juridica
Objetivos: Compreender o que é sociologia jurídica e o seu objeto;
Apresentar aspectos históricos ligados à sociologia jurídica.
Introdução
O direito é um fenômeno social, ou seja, ele se revela na sociedade, ao estabelecer normas de convívio entre os diversos membros do corpo social. No estudo do direito, sempre houve, de uma forma ou de outra, a tendência para isolar certas dimensões da realidade jurídica ou de reduzi-la aos fatos, ou aos valores ou às normas. Veremos que a sociologia jurídica, sem perder de vista a interação sempre presente entre os elementos fato, valor e norma, se dedica especialmente ao direito enquanto fato ou fenômeno social. Mas vamos trabalhar neste tema com um artigo e sobre ele iremos analisar determinadas questões a nós pertinentes. O importante é perceber o exercício textual que os graduandos estabeleceram na tentativa de criar uma interface entre Direito e Sociologia. O texto também é um convite para você, que está estudando Fundamentos e Práticas Judiciárias a iniciar sua incursões analíticas textuais.
As Instituições Sociais e o Direito: Família, Igreja,
Estado e conformação do Direito
Objetivos
Apresentar a noção de instituição social e de Família, Igreja e Estado;
Introduzir tratamento acerca da conformação do direito realizada por cada uma dessas instituições sociais.
Introdução
O que é instituição social? Quais as razões que estão à base do seu surgimento? Como as instituições sociais influenciam na conformação do “jurídico”? Dedica-se, no presente tema, ao estudo das instituições sociais, com breve passagem sobre a Família, a Igreja e o Estado, e, a partir daí, ao exame do impacto das referidas instituições no conteúdo do direito.
Instituição Social
Dada a integração da vida humana em grupos, originaram-se as instituições sociais, cujo surgimento se liga, então, ao desempenho duas funções básicas à vivência em sociedade.
1) Primeiramente, as