Sociologia juridica
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA
CURSO DE DIREITO – SEMESTRE I
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA JURÍDICA
PARTE I OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma adaptação na disciplina de Introdução à Sociologia Jurídica ministrada na Universidade Regional do Cariri – URCA à grade curricular do Curso de Direito do aluno em epígrafe. O trabalho está dividido em três partes, sendo a primeira parte destinada apenas as notas introdutórias que visam, especificamente, explicar de forma didática o teor de cada parte do texto como um todo. A segunda parte vem a ser o conteúdo que será subdivido em mais sete partes, onde cada uma delas constará observações específicas a respeito de um tema de interesse. Por fim, temos a terceira parte, que constará uma conclusão pessoal e terá um embasamento crítico de todos os textos estudados neste trabalho.
FUNDAMENTO TEÓRICO
Nota escrita pelo próprio punho do professor para adaptação de disciplina:
“O aluno deverá realizar um trabalho onde analisará o Direito como um dos fatos sociais e explicará as funções sociais do Direito”
BIBLIOGRAFIA
Tal trabalho deverá ser fundamentado no livro: “Sociologia do Direito”, de Felippe Augusto de Miranda Rosa.
PARTE II
A SOCIOLOGIA
Primeiramente, é muito salutar que iniciemos este trabalho com os conceitos básicos da Sociologia.
Sociologia é a ciência que estuda a inter-relação entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, sociedades etc, em vários aspectos da “vida social”, desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos ou de tendências culturais, etc. Na realidade, estudar Sociologia na prática é investigar a fundo as convivências do ser humano em grupos de diferentes tamanhos e perceber suas principais características.
Em um resumo bem analítico podemos diferenciar a sociologia das ciências naturais, pois aquela visa exclusivamente o estudo do homem em sociedade como um