sociologia juridica
CONCEITO DA CULTURA A primeira aula sobre a sociologia geral e jurídica, o professor falava-se sobre os mitos, símbolos, ritos, religiosidade e a cultura brasileira, apresentando os problemas que ate hoje a sociedade ainda convive com isso, como a questão do gênero, onde não temos um contrato social, que abrange um ponto sensível que esta longe de resolver. Onde vi que nenhuma cultura nasce por acaso, há sempre pontos ou característica semelhante com a do outro, e através dessa semelhança e que existe o convívio, pois seria impossível esta convivência entre culturas diferentes. Existe um ponto mais profundo de uma cultura que se chama ETHOS, onde identificamos em outra cultura, um exemplo do ETHOS e o papel da mãe, nada e mais importante para ela do que o seu papel de proteger, cuidar do seu lar, da sua família, independente de qualquer outra situação, portanto somos mais parecidos do que imaginamos. A bíblia e a grande base do ETHOS mundial, pois e diretamente ligada à cultura do mundial. O ETHOS e tão profundo que se compara ao sagrado, intocável, especial e que faz parte dos mitos, pois o mito e tudo aquilo que muitas vezes imaginamos e tem grande importância para a sociedade e permanece vivo, morrendo só quando deixamos de acreditar.
Para Geertz (1991) “O homem é um animal preso a uma teia imaginaria que ele mesmo teceu”. O nome dessa teia e a cultura.
SOCIOLOGIA DO DIREITO
O objeto da sociologia e a relação que se estabelece entre os indivíduos e a sociedade, hoje e rotulado como ciência, sociologia e de fato o estudo da sociedade e suas características e que fazem o elo entre os indivíduos e seus comportamentos. Através deste estudo que a sociologia faz um dos seus pontos e a