Sociologia geral
SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA-ANTROPOLOGIA
RELATÓRIO SOBRE AS PALESTRAS PROFERIDAS 21 E 22/03
PALESTRANTE: AMILTON BUENO DE CARVALHO E JADER MARQUES
ALUNO: CRISTIANO DE OLIVEIRA
CURSO: DIREITO
RA: 6657410307
TURMA: A
27/03/2013
Informações sobre o palestrante:
Amilton Bueno de carvalho é Desembargador aposentado do Rio Grande do Sul, e Juiz de carreira, é um grande palestrante respeitado no Brasil e Exterior, foi um dos mais ativos fundadores de um grupo que nos anos 80 fundaram o Direito Alternativo no Brasil, uma pessoa muito simples e carismática nascido na vila sapo onde pelo que nos contou passou grande parte de sua infância.
Um breve comentário sobre a palestra
Na noite do dia 21 de março as 19:30, tivemos uma grande honra em termos como palestrante Amilton Bueno de Carvalho, Desembargador e Juiz aposentado, que instigou nossos pensamentos sobre o art. 213 do código penal que nos proferiu refletir sobre o crime de estupro e como as leis são mais materialistas valorizando mais o valor econômico e de capital quanto as leis de desrespeito a dignidade e valores humanos. O palestrante nos citou que um furto ou roubo o sentenciado levará uma pena média de 6 anos e um ato de estupro de 6 a 11 anos, são penas muito próximas para crimes de proporcionalidades tão diferentes, nos citou grandes autores como Penalista italiano Massimo Pavarini e Sigmund Freud criador da psicanálise.
Amilton Bueno de carvalho, através de seu jeito extrovertido e simples nos fez refletir de como as penas são diferentemente aplicadas pelos Magistrados que por muitas vezes demonstram um certo lado pessoal do subconsciente em seus julgamentos e o quanto o direito o fascina pelas questões que estão escondidas nas entrelinhas do direito, pois os Juizes também são humanos e julgam atos tão horrendos que seria difícil imaginar alguém fazendo uma ação destas com alguém de nossa família.
Resposta a Atividade
As alterações trazidas pela