Sociologia geral
(Goethe)
CAPITULO 1 - INTRODUÇÃO
Nota introdutória
O presente trabalho de investigação orientado sobre o tema: “O Emprego das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC no Processo Ensino/aprendizagem: possibilidades de aplicação nas FAA” reveste-se de transcendente importância, num momento em que se vive uma época de rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, com o acesso a redes globais de computadores, o correio electrónico, bases de dados, bibliotecas virtuais, CD-ROM’s, a uma enorme oferta de Sotwares, etc. Esse progresso está a provocar mudanças enormes na organização da nossa vida e da nossa forma de trabalho.
A progressiva difusão da tecnologia nas sociedades é um fenómeno mundial que está a provocar profundas mudanças em todas as dimensões. Essa evolução deve-se ao grande e contínuo avanço tecnológico. Desta forma, a sociedade vive um período de grandes transformações que têm impactado e modificado, de forma definitiva, as organizações em todo o mundo. Essas transformações têm levado as organizações a privilegiarem a capacidade das pessoas na busca contínua de novos conhecimentos.
Ao que se percebe, nenhum sector da sociedade mesmo aqueles tradicionalmente resistentes ou menos adeptos às inovações parece ficar imune às incidências das novas tecnologias. Exemplo claro disso é o sector da educação.
A educação, actualmente, é tema central dentro do novo paradigma produtivo internacional, caracterizado pela presença das novas tecnologias, informatização crescente e uma demanda cada vez maior por qualidade. Crescem as exigências para o processo produtivo e de uma formação mais complexa, visto que o aumento de produtividade está associado a uma reorganização da produção apoiada em princípios como flexibilidade, qualidade e rapidez.
O relatório elaborado pela UNESCO no ano de 1998 sobre a