Sociologia economica
2012
Sociologia Econômica
Elvis Alves de Carvalho
11.2 – 3295
1. Diferencie a visão das relações econômicas na perspectiva do homo economicus em relação ao homo sociologicus
O Homo economicus é um ser caracterizado como racional, em conceitos econômicos, que apenas toma decisões de forma e com pensamento individualista que venha lhe proporcionar uma situação financeira favorável e mais estável.
Essa é uma definição usada pela Economia na qual sempre é questionada por estudiosos da Sociologia econômica, pois alegam que dentro dessas decisões tomadas existem outros vários tipos de abordagens a serem levados em consideração, tais como: Sentimentos e necessidades
A partir dos conceitos ditos pela Sociologia econômica surge o Homo sociologicus o que define o homem de uma forma mais abrangente. Usando mais critérios para determinar o porquê de suas escolhas. O momento que vive, estado físico, o pensamento coletivo, para a Sociologia econômica, são critérios que as pessoas avaliam antes de tomar qualquer tipo de decisão e não apenas com o intuito de maximizar seu lucro ou produção.
A partir desses conceitos, vejo que seria de tamanha ajuda uma junção desses modelos, para se determinar a forma de tomar decisões.
O Homo sociologicus por si só aparenta uma visão mais humana de se resolver qualquer tipo de situação, porém acredito que existem mais pessoas com que seguem a ideologia do Homo economicus, sempre procurando a maximização dos lucros a qualquer custo, porém se deixarmos de lado esse pensamento “egoísta” o desenvolvimento econômico iria sofrer um grande impacto quando se trata de sua intensidade, ou seja, uma diminuição do mesmo.
É necessária uma nova forma de se impor o pensamento econômico, sempre visando um desenvolvimento grande, porém, sustentável. Que abranja não só a parte econômica como a social. Esse tipo de Desenvolvimento sustentável só será possível com o passar de anos, com novas ideia e