Sociologia Durkiem
1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
Houve o capitalismo com a revolução urbana, a expansão comercial e o estimulo a pesquisa cientifica e tecnologia, a industrialização assim surgindo o desemprego.
2. O que o homem da ilustração esperava da ciência? E você, o que espera da ciência hoje?
Que a ciência resolvesse problemas concretos de produção e realização humana. Espero mudanças no aspecto de vida das pessoas e com isso proporcionar uma melhor qualidade de vida.
3. Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
A sociedade não evoluíam e as que existem hoje são as que melhor se adaptaram ao meio que vivemos.
4. De que maneira esse trecho expressa a descrença na religião e a crescente fé na ciência, às quais aludimos neste capítulo?
Com a esperança de construir um mundo mais livre ou mas justo, escolheram a ciência para poder ter uma qualidade de vida melhor com mais liberdade e assim deixaram de ir para a igreja.
5. Durkheim afirma:
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.”
Que características da escola positivista podemos encontrar nesse texto?
É a maneira de agir, pensar, sentir exteriores do indivíduo. Como as leis ou regras morais, formas de comportamento e forma de se vestir.
6. O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discuta se o aumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permite ainda classificar o crime como um fato social normal.
Normal, o crime não se observa apenas na maior parte da sociedade, mas em todas as sociedades de todos os tipos. Não há nenhuma sociedade onde não exista criminalidade, uma sociedade que