Sociologia- durkheim
Curso: Administração / 3º semestre / matutino
Disciplina: Sociologia
1.Por que Durkheim analisou o fenômeno do suicídio?
Porque sua intenção era provar sua tese de que o suicídio é um fato social, forma de coerção exterior e independente do indivíduo, estabelecida em toda a sociedade e que, portanto, deve ser tratado como assunto sociológico.
2. O que é Positivismo? Positivismo corresponde a uma forma de entendimento do mundo, do homem e das coisas em geral: ele entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, que a observação descobre que a ciência organiza e que a tecnologia permite aplicar, preferencialmente em benefício do ser humano.
3. Analise e justifique o dístico "Ordem e Progresso" da bandeira brasileira.
Ordem e progresso" revelam a receita do crescimento. Se houvesse ordem nos critérios do povo para eleger alguém, isso traria ordem na representação dos nossos interesses; o que conseqüentemente traria ordem na cobrança e repasse dos recursos financeiros mediante impostos; ordem na abertura de; no emprego formalizado; na previdência social; na prestação de serviços de saúde pública entre outros.Com ordem nestas categorias o povo teria dignidade e direitos assegurados e cumpriria com satisfação seus deveres.
4. Fale sobre o fato social, suas características e exemplifique. Fatos sociais são modos, maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. E suas características são: Exterioridade, Generalidade, Coercitividade.
5. O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico? Por que?
Para Durkheim é normal. Por que para ele os crimes se repetem com uma determinada freqüência nas sociedades, e o criminoso, bem como o crime, são inerentes a todo o tipo de sociedade, sendo, portanto, um fato social normal como os outros.
6. "Os pioneiros da sociologia pretendiam que ela estabelecesse leis da evolução social".