Sociologia Durkheim
"Fatos sociais e divisão do trabalho", Émile Durkheim
1- A) Explique as principais características do fato social, segundo Durkheim.
Segundo Émile Durkheim o fato social é todo e qualquer acontecimento na sociedade que seja de interesse da mesma, mostrando uma generalidade. É algo que está em cada um porque está no todo e não que está no todo pois está em cada um, como a maioria das coisas que não se caracterizam como fato social.
O fato social existe fora da consciência individual e indica a prevalência da sociedade em relação ao individuo, pois ele tem uma certa coercitividade sobre eles de diferentes formas, seja através de leis, dogmas, costumes, da moral ou da religião, e lhes é cobrado pelo estado ou pela própria sociedade, direta ou indiretamente.
Portanto, ele é composto sempre de: generalidade - todos os indivíduos pensam da mesma maneira, sejam eles um grupo grande ou pequeno de pessoas; exterioridade – ocorre do todo para o individual e não ao contrário, existindo na sociedade antes do individuo existir nela; e coerção social - as pessoas desse determinado grupo precisam seguir as "normas" que o grupo rege, ou não farão parte dele.
B) Explique a relação existente entre a definição de fato social e o desejo de Durkheim de fundar um ciência da sociedade. A sociologia surgiu no século XIX, do impacto das Revoluções Industrial e Francesa e da crise da civilização ocidental, devido a turbulentas crises sociais que devastaram a Europa neste século. As quais foram causadas por crenças e concepções errôneas sobre a vida coletiva, produzidas pelas ciências e até pelos conhecimentos da época, justificando então, o desejo de alguns em fundar uma ciência da sociedade que explicasse as leis que regem a vida social dos homens. Durkheim era um dos que desejavam criar essa ciência, pois defendia que todos os seres humanos eram fortemente influenciados por algo que existe fora da consciencia individual. Tal influência foi