SOCIOLOGIA DO TRABALHO
OFFE, CLAUS OXFORD, BASIL BLACKWELL, 1986
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Trabalho: a categoria chave da sociologia? 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Desde que o ser humano se reconhece na face da Terra, percebeu que, através do seu trabalho, conseguiria obter a sua subsistência, seja no que se refere ao alimento, seja através do progresso, principalmente material, fruto da acumulação de conhecimento. Seja qual for o período histórico, sempre esteve presente a importância do trabalho, mostrando que o ser humano somente consegue algo quando exerce um trabalho. Com ele, e unido com a acumulação de experiência e conhecimento, vê-se o progresso tecnológico que a sociedade apresenta atualmente.
O trabalho não é um peso, mas um dever. É através dele que o Homem se manifesta, onde transforma seus pensamentos em algo concreto. É com ele que o ser humano adquire mais conhecimento e que, se devidamente aplicado e assimilado torna-se sabedoria, e amplia a evolução do indivíduo. É, enfim, como fruto do seu trabalho que o Homem mostra à sociedade o quão importante é.
A interação de cada um exercendo a sua função é capaz de mudar o meio e por isso devemos reconhecer não só a importância do trabalho no seu aspecto individual, mas também que todos devem ter acesso a ele para a evolução do meio.
Claus Offe. Publicado, em inglês, em Disorganized capitalism: contemporary transformations of work and politics. Oxford, Basil Blackwell, 1986.
Traduzido do inglês por Lucia Hippolito.
O artigo de Claus Offe demonstra as alterações sofridas pelo trabalho e como foi atribuído ao trabalho ser uma posição-chave na teoria sociológica.
O autor enfatiza que o mundo do trabalho é apenas uma das grandes transformações radicais que afeta nossas vidas e que está a desafiar a nossa imaginação sociológica. As mudanças