Sociologia do trabalho
Sociedade Tradicional X Sociedade Moderna
As mudanças nas relações sociais e trabalhistas
Sociologia do Trabalho
Professor: Rafael Portinho
SENAI/CIMATEC
Sociedades Primitivas (ou tradicionais):
-
Reciprocidade generalizada (fenômeno oposto = reciprocidade negativa).
Coesão social caracterizada pela solidariedade mecânica (Émile Durkheim).
Fenômeno social difuso: altruísmo.
-
Marcel Mauss = O circuito da dádiva = a troca é um circuito de dar-receberretribuir, onde o dom (objeto de troca), é percebido simbolicamente (não utilitarista; além do seu caráter material). Envolve interesse e desinteresse
(consciência e não consciência).
-
Laços sociais: estabelecidos pela familiaridade, amizade = confiança interpessoal Trabalho: atividade que se confunde com as atividades domésticas. A casa como local de trabalho. O indivíduo gerencia todo o processo do seu trabalho.
Elemento estruturante: consciência coletiva transmitida nas relações de troca interpessoal, transmitindo valores e normas sociais imbutidos em bens simbólicos. A organização da sociedade através de práticas tradicionais.
-
-
Sociedade Tradicional
Mudança Social
-
-
-
Renascimento
A Revolução Industrial (Inglaterra, sec. XVIII/XIX). Transformou as relações sociais de troca (o “dar-receber-retribuir”, para a coesão do todo social).
Iluminismo (Enciclopedismo, século das luzes, Ilustração): a busca pelo estado de natureza (Hobbes, Rousseau, Locke). Economia: Adam Smith. = o rompimento com as ideologias tradicionais. O ciência social como uma ciência natural (inspiração na física –
Isaac Newton) = consolidação d Estado-nação, a expansão de direitos civis, e a redução da influência de instituições hierárquicas como a nobreza e a Igreja.
Revolução Americana (1776) – o direito à liberdade, à vida e à busca da felicidade.
Revolução Francesa (1789) – a trindade: liberdade, igualdade e fraternidade.