Sociologia do Trabalho
Sobre os autores: Marco Aurélio Santana é doutor em Sociologia pela UFRJ e professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Unirio. Publicou, entre outros títulos,Trabalho e educação: centrais sindicais e reestruturação produtiva no Brasil(em co-autoria com Donaldo Bello de Souza e Neize Deluiz, pela editora Quartet) eTrabalho e tradição sindical no Rio de Janeiro: a experiência dos metalúrgicos (em co-organização com José Ricardo Ramalho, pela editora DP&A).
JOSÉ RICARDO RAMALHO,doutor em ciência política pela USP, é professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.
Resenha :
A sociologia se dedica a análise do trabalho, em suas mais diversas perspectivas e concepções. As sociedades industriais estão sendo afetadas pelas tranformações do trabalho. As reestruturações produtivas incluem as inovações tecnológicas e visto como inevitáveis, essas reestruturações também acarretam problemas sociais quanto ao nível e a garantia do emprego, gerando, em alguns casos, o desemprego. Há ainda a "globalozação" da produção industrial, que consiste na extenção da presença em diversas regiões geográficas e econômicas, em busca de maiores lucros com pagamentos de baixos salários.
Com a exigência de maior competitividade, a insegurança passou a fezer parte do cotidiano do assalariado. A racionalização e a rudução de custos vem acarretando sérias consequências na estabilização dos empregos. A empresas tem a subcontratação e formas precárias de trabalho como práticas, gtrazendo desemprego, mudando hábtos e fazendo com que o trabalho informal se tornasse uma frequênte alternativa, nos países subdesenvolvidos, para os excuídos do mercado. A chamada lean productios é o aumento da produtividade das unidades produtivas de grande porte, devido a abertura de novos mercados e a forte competição internacional, a atividade produtiva faz com que os