Sociologia de Durkheim
2) O crime é considerado por Durkheim como fato social normal ou patológico? Agurmente.
3) Em relação à figura abaixo e segundo as observações de Durkheim a respeito de fato social normal e patológico, como podemos avaliar os homicídios ocorridos em Minas Gerais no período de 1995 a 2005? Nesse caso, os crimes dizem respeito a um fato social normal ou patológico? Comente.
4) Diferencie os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica.
5) Qual o tipo de solidariedade, existente na sociedade Brasileira, nos dias atuais. Explique.
6) (UFU) De acordo com Durkheim, a sociedade urbano-industrial, fundada na divisão do trabalho social, está mais sujeita a conflitos, o que pode implicar um estado de anomia e de enfraquecimento da coesão social.
Com base no enunciado acima, explique o que é:
A) Anomia.
B) Coesão social.
7) De acordo com a discussão teórica de Durkheim, a sociedade brasileira poderia se encontra coesa ou em anomia? Justifique sua resposta.
Estudo Dirigido – A Sociologia de Durkheim
Respostas:
1- Para Durkheim a sociedade, como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos,isto é, saudáveis e doentios.O fato social será normal quando se encontra generalizado pela sociedade e quando desempenha alguma função importante para a evolução social para sua adaptação ou sua evolução, quando não coloca em risco a integração social, e o patológico é o fato que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social quando põe em rico a integração social.
2- O crime não é patológico, pode torna patológico, só deixa de ser normal quando começa a incomodar a sociedade, no entanto segundo Durkheim, não está isento de se tornar uma doença social; basta que o índice de criminalidade atinja níveis elevado, intão Durkheim considerou o crime um fato social normal porque é encontrado em todas as sociedades e serve de parâmetro