SOCIOLOGIA Das Organizacoes Texto
ORGANIZAÇÃO é uma unidade social artificialmente criada e estruturada, continuamente alterada para se manter no tempo, e com a função de atingir resultados específicos que satisfaçam as necessidades de clientes existentes na sociedade e, as de seus participantes.
EMPRESA é um tipo de organização cujos clientes trocam seu dinheiro pelos bens ou serviços que ela produz.
ADMINISTRADORES são especialistas em organização, cujo sucesso depende de conhecimentos específicos dos processos físicos que ocorrem nas empresas e, principalmente, das habilidades e experiências em gerenciar pessoas.
ADMINISTRAÇÃO é a aplicação de técnicas com o fim de estabelecer metas e operacionalizar seu atingimento pelos participantes das organizações a fim de que obtenham resultados que satisfaçam as suas próprias necessidades e as de seus clientes.
Sociologia e as Organizações
Sociologia Geral: a pesquisa e as teorizações sobre a cultura das sociedades (que diferencia a nordestina sertaneja dos vaqueiros sulista urbana dos gerentes) e a divisão em classes sociais (que diferencia o operariado da elite detentora do poder econômico e político).
Sociologia Aplicada: além de fornecer explicações sobre os fenômenos sociais, a sociologia também sugere medidas para intervir na sociedade, seja para fazer ajustamentos, seja para provocar mudanças. Assim como conhecer as leis naturais que causam a migração de povos, é possível estancá-la ou pelo menos direcioná-la.
Uma ponte entre a sociologia e as organizações: o resultado das pesquisas feitas em sindicatos, igrejas, escolas, prisões, hospitais, governo em suma, nas organizações formais. Nelas foram estudados: o poder, a liderança, a resistência às mudanças, a conformidade às normas, o surgimento dos grupos informais, o aumento da participação das mulheres e outros. Tais assuntos despertam o interesse de supervisores, gerentes, diretores ou para quem se prepara para assumir cargos de chefia e