Sociologia das ausências e emergências
* A razão metonímica estabelece processos de escolha que incluem ou excluem novas experiências, esta forma de racionalidade hegemônica (entre nações, etc.) tem repercussões hoje em dia e também para o futuro, fixando sua direção e seus limites.
* Pelo ponto de vista da sociologia das ausências, as experiências sociais excluídas pelas monoculturas e pela razão metonímica realizam uma contribuição crítica para o presente. No futuro, a contribuição será dada com a sociologia das emergências.
* Segundo o autor, enquanto que na sociologia das ausências o que é produzido como não existente embora marginalizado esta disponível e é observável.
* Sociologia das emergências: o que se procura é uma “possibilidade futura ainda por identificar e uma capacidade ainda não plenamente formada para levar a cabo”. É através de uma investigação que estuda das causas técnicas, científicas, econômicas.econômicas e sociais que aceleram a evolução do mundo moderno e as previsão das situações que poderiam derivar das suas influências, que se identificam os sinais na sociologia das emergências. Essa investigação é feita através de dois procedimentos.
* 1º tem como objetivo levar-nos a conhecer o que nas realidades que temos para investigar faz delas sinais.
* 2º tem como objetivo fortalecer esses sinais, trata-se de um conhecimento argumentativo, que em vez de demonstrar, convence e que em vez de se querer racional, se quer razoável.” Um