sociologia da educação
TÂNIA MARIA NOVO GOUVEA
PEDAGOGIA
“FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL”
PROFª MS Marlene de Fátima Theodoro Colobardini
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
NORMAS INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CASA BRANCA
2014
FACULDADE CASA BRANCA – FACAB
TÂNIA MARIA NOVO GOUVEA
“DECLARAÇÃO DE SALAMANCA”
NORMAS INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CASA BRANCA
2014
“A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.” (Thaís Moraes)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Entre os dias 7 e 10 de junho de 1994, na cidade de Salamanca, Espanha, ocorreu a Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, onde surgiu, assim, a Declaração de Salamanca, cujo objetivo foi abordar os princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Os membros no encontro tinham como objetivo promover a inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais dentro do sistema regular de ensino.
Em princípio, a Declaração de Salamanca cita o direito à educação igualmente para todos, apresentando propostas, metas e recomendações da Estrutura de Ação em Educação Especial, com orientações para nível nacional e internacional. Tais orientações são organizadas nos seguintes itens:
A. Política e Organização
B. Fatores Relativos à Escola
C. Recrutamento e Treinamento de Educadores
D. Serviços Externos de Apoio
E. Áreas Prioritárias
F. Perspectivas Comunitárias
G. Requerimentos Relativos a Recursos
Segundo essas recomendações, independentemente das diferenças de cada ser humano, a educação é um direito para todos e toda criança