Sociologia da educação
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho, buscaremos retratar o cotidiano escolar que tanto vem afligindo toda uma sociedade, que desacreditada da escola, os alunos vêem se evadindo do ambiente escolar e ou tornando-o violento e desinteressante. Abordaremos no presente trabalho questões importantes sobre o papel da escola na solução dos problemas que interferem na aprendizagem dificultando o crescimento intelectual do aluno no desenvolvimento do seu senso de autocrítica para analisar e agir como um sujeito construtor e modificador da realidade social que vive. Segundo, BATTINI, Okçana, (2009, p.126):
Desde o ensinar uma criança a falar “direito”, que era esquecer a maneira de se falar para aprender uma forma letrada e única, de uma brasilidade inexistente, até esse apagamento de nossas tradições populares em nome, muitas vezes, de uma incorporação de valores universais que nos pareciam até desfigurados em nossa educação.
O presente trabalho tem o objetivo de retratar as dificuldades encontradas pelo docente no âmbito escolar observando-se a educação e o progresso não se articulam em virtude da educação no Brasil está aquém da expectativa do nível esperado para esperado para os países em desenvolvimento. Diante dos fatos evidenciados no texto é possível perceber que o educador encontra-se desorientado com tantos conflitos existentes dentro de uma sala.
DESENVOLVIMENTO Observa-se atualmente um grande desinteresse por parte de alguns educadores no ato de ensinar em virtude da desvalorização profissional, do desinteresse das famílias em acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos transferindo a responsabilidade para o educador. Antigamente cabia ao professor a tarefa de ensinar. Hoje lidamos com todos os tipos de problemas alheios ao âmbito escolar que interferem significativamente na aprendizagem dos alunos tornando uma