Sociologia da educação
TEXTO 1
Uma professora da 3ª série pede a seus alunos que fiquem quietos, estudando um assunto de Português enquanto ela vai à secretaria da escola. Na sua ausência os alunos pegaram do armário massa, palitos, e dão inicio a um trabalho de modelagem. Ao voltar, a professora se depara com crianças distribuídas em grupos, desenvolvendo diferentes construções, num clima de muita conversa e animação. -Quem mandou? Pergunta a professora. -Guardem tudo isso. Não é hora de brincar. Devido à desobediência, peguem papel e lápis e vamos fazer uma avaliação do conteúdo que deveria ser estudado. Vocês devem aprender a fazer o que eu mando. Dois dias após, a professora entrega os resultados. Notas baixas, conceitos regulares e péssimos, trabalhos grifados com observações e repreensões.
TEXTO 2
A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO FORA DA ESCOLA.
A educação escolar como qualquer instituição tem como característica, possibilitar a repetição de normas e de padrões. A escola é uma instituição, porque está sempre organizada dentro de determinadas normas específicas. Nela obedecemos a horários, tem profissionais que executam papéis diferentes, possui critérios para o agrupamento dos alunos, métodos de avaliação e de cumprir uma função: transmitir e criar conhecimentos. A educação na escola torna-se importante porque lidamos com pessoas e podemos influenciar o aluno a despertar para o sucesso na sua vida profissional. Já a educação fora da escola é um conhecimento que acontece a partir das necessidades imediatas da vida sem normas, regras, padrões. É um tipo de educação informal.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TEXTO 1
Uma professora da 3ª série pede a seus alunos que fiquem quietos, estudando um assunto de Português enquanto ela vai à secretaria da escola. Na sua ausência os alunos pegaram do armário massa, palitos, e dão inicio a um trabalho de modelagem. Ao voltar, a professora se depara com crianças distribuídas em