sociologia da educação
Passo 1: Leia o Capítulo 4 do livro-texto e defina, com suas palavras, em até 10 linhas, o que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático.
Ele criticava através de suas reflexões a questão da prática do professor sem a preocupação da questão da aprendizagem do aluno, sendo assim a responsabilidade do aluno aprender o que lhe é proposto, sem a questão do professor refletir sobre a funcionalidade e eficácia de sua prática, pois o professor na escala burocrática é que detém o conhecimento, não vemos isso longe, a questão do palco para o professor já transmite a idéia de elevação ao aluno, sendo que os alunos têm uma bagagem cultural em sua raiz, que de forma norteadora pode ajudar a compor o seu saber, com o auxilio da mediação.
Passo 2: Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento. Faça um resumo de, no máximo, 20 linhas para apresentar as ideias do autor. Segundo Weber a Sociedade Moderna é um modelo social que gera os indivíduos, através da racionalização que levou a burocratização, assim leva as pessoas a se tornarem “especialistas sem espírito e hedonistas sem coração, esse fator impede o desenvolvimento da personalidade do ser humano que podemos citar a referência educacional o primeiro pilar da educação concernente a ética: o aprender a ser a sociedade usa o ser humano como uma máquina, o programa intencionando- o e estimulando- o a aderir o modelo imposto por ela. Ele ressalta como libertação dessa homogeneização a questão da libertação através da vocação uma tendência ou talento do ser a ser seguida, também destaca a questão do carisma, o poder de influência e qualidades de liderança, pois atualmente é o que o sistema capitalista requer do indivíduo. Através desse caminho