Sociologia da educação
CAROLINA MOISÉS ALBERTO
JESICA OHANA DOS SANTOS
SANDRA REGINA DOS SANTOS
TRABALHO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: ROBERTO PAMPLONA
SÃO PAULO
2013
Podemos dizer que a sociologia é a área das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o individuo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia é voltada para o estudo dos fenômenos sociais tentando explica-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência, além de compreender as diferentes sociedades e culturas.
Os resultados das pesquisas no campo da sociologia, não é apenas de interesse dos sociólogos, abrange a sociedade como um todo, vai desde a relação familiar, até o lado profissional, cultural e religioso de um individuo e/ou, de um grupo.
A sociologia pode vir a interessar em diversas áreas do saber, entretanto , os maiores da pesquisa desta disciplina, é a sociedade civil organizada, como por exemplo, os movimentos sociais, assim como toda a ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa, ainda que essa tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede , com a qual ela capta a realidade social, sendo cada vez mais um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana das suas múltiplas relações sociais e consequências de si mesma.
Émile Durkheim é considerado um dos pais da sociologia, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava as pesquisas empíricas com a teoria sociológica, e, amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
Para Durkheim, a educação é uma função coletiva, que visa o bem social, portanto, a sociedade cabe determinar quais as ideias e ideais e os sentimentos a imprimir