Sociologia da educação
Principais idéias defendidas por Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu, sociólogo francês, considerado um autor polêmico, mas incontestável em suas idéias. As mesmas são até hoje utilizadas nos diferentes domínios do conhecimento. Seu principal eixo de trabalho está situado na discussão das relações e processos que regulam a sociedade moderna, ou seja, fazendo a mediação entre o agente social e a sociedade.
Para um melhor entendimento das idéias defendidas Poe este autor, destaca-mos três pontos importantes que precisam ser observados:
A) O Habitus é uma mediação entre as estruturas sociais e as práticas so-ciais. Para uma compreensão mais clara é ele que permite ao indivíduo as tomadas de decisões, as ações, ou seja, ele permite ao indivíduo a organização de seus hábitos. Buordieu complementa ainda mais “... Tu-do o que somos é produto da incorporação da totalidade(Bourdieu, 2002, p. 33).
B) A cultura Escolar é um dos elementos que determina a posição que o indivíduo pode ocupar na estrutura social. Esta vem para completar o habitus, a mesma consiste no espaço em que se encontram os indiví-duos e as relações entre eles. É através da cultura escolar que se pode entender melhor os fatos de que os bens culturais acumulados e trans-mitidos pelas gerações passadas pertencem aos meios intelectuais.
C) O Capital Cultural é constituído por um conjunto de valores culturais proporcionados pela família. Isso significa que aquele indivíduo que tiver mais acesso aos meios culturais, as ferramentas e instrumentos significativos, estas terão mais intimidade com a apropriação da cultura, pois para o autor a apropriação da cultura se deve pela transmissão cultural obtida no leito familiar.
Sendo assim boa parte de todo o conhecimento cultural é herdado da socialização familiar. Isto explicaria o bom desempenho escolar de al-gumas crianças que logo nos primeiros anos escolares conseguem de-sempenhos melhores que outras que não trazem da