sociologia da educaçao
Segundo a visão de Gramsci, a elevação cultural das massas é o papel da cultura e dos intelectuais nos processos de transformação histórica da cidadania. Gramsci trouxe à discussão pedagógica a conquista da cidadania como um objetivo da escola, e a chamou de elevação cultural das massas. Para ele, os agentes os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, a escola. Com base ainda, na visão crítica de Gramsci, a elevação das massas evidencia que o conjunto da relação constitutiva do ser social envolve antagonismo e contradições, apreendidos a partir de um ponto de vista crítica que leva em conta a historicidade social, Gramsci também declara com toda a sua clareza que, é o único caminho fecundo na pesquisa científica. Para Gramsci o homem se produz enquanto homem a partir do trabalho, e as práticas sociais são todas práticas que convivem da ciência.
b. O QUE É HEGEMONIA?
Para Gramsci, hegemonia é o domínio de uma classe social sobre as outras, em termos ideológicos, em especial a burguesia com as classes de trabalhadores. E segundo as teses de Gramsci, é a pratica política de classe dominante, no seio das sociedades capitalistas avançadas, visando suscitar o consentimento ativo dos dominados, através da elaboração de exercício não coercitivo de domínio e da dominação de classe, nomeadamente pela hegemonia ideológica.
c. QUAL É A FUNCAO DA ESCOLA?
Gramsci propôs que a função da escola é mediar uma tomada de consciência do aluno, e passar pelo autoconhecimento individual do aluno. Atribuiu também à escola a função do acesso a cultura de classes dominantes, para que todos pudessem ser cidadãos plenos, e que a escola deveria sim assumir a função de inserir os jovens na atividade social. Dentre outras coisas, Gramsci considera além da escola única, o partido tendo uma função diretiva e não organizativa isto é de educar no sentido político e filosófico. Assim, Gramsci