Sociologia da educacao
O tema a ser tratado pelos autores nesse primeiro capitulo é basicamente o estudo da sociologia; para o que ela serve, de que forma funciona e sua evolução. A introdução apresentada por Cynthia Hamlin é bem pessoal, informal e leve, sem muita política. Cynthia, situa o leitor de forma clara sobre o que é a sociologia na sua visão, utilizando até mesmo alguns estereótipos. Nessa introdução a autora nos faz entender, compreender que a sociologia tem o poder de ampliar a visão de mundo de uma pessoa e entender como ele funciona. A autora apresenta várias inquietações pessoas sobre como acontecem as mudanças no mundo, a partir da sociologia a mesma percebeu que as mudanças que ocorrem no mundo no decorrer do tempo, não aconteciam somente por questões pessoais e emocionais. Cynthia cita algumas de suas inquietações e o momento em que passou a questioná-las.
“ - .. como grande parte das pessoas, eu achava que a fome ocorria por causa das secas, .. o suicídio, pela depressão profunda .. mas meus professores de sociologia conseguiram me mostrar ao longo do curso de graduação, evidências que contradiziam minhas simples respostas para essas questões. Se as secas são responsáveis pela fome, por que tantos grupos passam fome em condições climáticas normais? ... “ (pág; 3)
Dessa forma e aos poucos a autora afirma que foi desfazendo mitos e entendendo que as pessoas são livres para fazerem o que quiserem de suas vidas e que os fatores sociais interferem muito nisso. Para entendermos melhor sobre o poder da Sociologia, os autores apresentam uma análise sociológica do suicídio. Começando com Durkheim, verificando que as taxas de suicídio são fortemente influenciadas por forças sociais, ou seja, quanto maior o nível de ‘solidariedade social’, mais fortemante os indivíduos são ligados ao mundo social e menor a chance de cometer