sociologia da comunicação
Tema:
A Teoria das Diferenças de conhecimento
(Knowledge Gap)
Introdução
No âmbito da disciplina de sociologia da comunicação foi proposto pelo professor a realização de um trabalho sobre um dos tópicos das matérias estudadas para complemento das aulas. De entre os temas propostos escolhi analisar A Teoria das diferenças de conhecimento (Knowledge Gap) inserido no capítulo 7.8 da obra de Jorge Pedro Sousa - Elementos de Teoria e Pesquisa. Uma teoria proposta por Tichenor, Donohue e Olien pela primeira vez nos anos 70, que levanta a hipótese de que entre os principais efeitos da comunicação social a longo prazo se inscreve a capacidade de diferenciar “classes” sociais em função do conhecimento. É uma Teoria cujas pesquisas mostram que quanto menor o nível cultural, menor é a absorção de informações, e quanto maior a complexidade, maior o «Gap». Levanta questões no âmbito do envolvimento, interesse e necessidade do cidadão com os assuntos.
Com este trabalho pretende-se perceber o que é «Knowledge Gap», a fundamentação desta teoria e refleti-la no contexto da sociologia e da comunicação social.
Palavras-chave: «knowledge Gap»; conhecimento; educação; diferenças; estatuto social.
increasing gap between higher and lower educated people
History and Orientation 3
The knowledge gap theory was first proposed by Tichenor, Donohue and Olien at the University of Minnesota in the 70s.
«Knowledge (1) Gap (2)» - Significa numa tradução possível, diferenças de conhecimento.
(1) Conhecimento; Compreenção; entendimento.
(2) Fenda; Abertura; Brecha; Frincha. (tempo). Hiato; Lapso; Intervalo. (distância, Disparidade) Fosso; Abismo.
A teoria das diferenças de conhecimento foi proposta pela primeira vez nos anos 70 por Phillipp J. Tichenor, professor associado de jornalismo e comunicação de massa, George A. Donohue, professor de sociologia, e Clarice N. Olien,