Sociologia da aplica o do direito
A autora nesta lição, busca demonstrar variadas formas de aplicação do direito de acordo com determinadas visões de pessoas competentes para opera-lo, sendo que a lei nunca se auto-aplica, sendo a postura da população de extrema importância para a aplicação do direito, ao se preferir os meios jurídicos para resolverem seus problemas do que os meios informais.
Operadores do direito
Ana Lucia Sabadell busca expor algumas pesquisas realizadas com relação à operadores do direito, sobre a magistratura, advocacia, e policia.
Sobre a magistratura: os juízes alem de serem aplicadores do direito, possuem também a competência de dizerem a ultima palavra num conflito jurídico, com uma decisão transitada em julgado, com isso, adquirem garantias para a realização de sua profissão.
A autora também cita algumas pesquisas realizadas por estudiosos, sobre o perfil social da magistratura com fim de expor a relação dos juízes com a política e a classe social mais baixa.
Na Alemanha, houveram pesquisas com bases empíricas em análises de processos, que apontaram certo favorecimento classista em relação aos juízes.
Houveram, também outras pesquisas alegando o contrario: que os juízes de origem mais favorecidas tratam com mais imparcialidade do que os de origem menos favorecidas. Todas estas pesquisas feitas com base em dados de questões políticas e de classes, que segundo pesquisadores, sempre influenciam nas decisões dos magistrados.
Tais pesquisas apontam também que os juízes tendem a ser conservadores, se opondo a leis que protegem os interesses populares, porem estas visões variam de acordo com o país e período.
Segundo Ana Lucia Sabadell, estes magistrados, muitas vezes são vistos como autoritários e arrogantes, porém o ministério publico no Brasil assumiu uma fiscalização ativa do poder político e tutela dos direitos fundamentais.
Advogado
Sobre o advogado, também foram feitas pesquisas similares como na magistratura, sendo seu papel na