Sociologia Crítica
SOCIOLOGIA CRÍTICA: ALTERNATIVA DE MUDANÇAS
Trabalho apresentado à Universidade ........................ como exigência parcial para obtenção da aprovação na disciplina de Ciência Política do Curso de Direito.
Professor:
2014
INTRODUÇÃO
O livro de Pedrinho Guareschi nos traz uma nova visão acerca de vários temas. De maneira esclarecedora, aborda temas sempre atuais e de grande relevância para a sociedade.
O autor discute estes assuntos de maneira simples, desvendando ideologias (no seu sentido crítico ou negativo) e “dando oportunidades de mudança necessárias ao desenvolvimento de qualquer nação”.
O autor faz, já nos primeiros capítulos, uma breve explanação sobre o significado que será dado a algumas palavras por ele empregadas no decorrer do texto para que o leitor não faça uma leitura baseada no senso comum ou em pré-conceitos.
A palavra ideologia, por exemplo, ele usa no sentido de “idéias erradas, incompletas, falsas sobre fatos e a realidade”.
Para Pedrinho, Sociologia significa o estudo da sociedade e, nesta obra, além de questionar as raízes dos problemas, quer provocar, mudar, levar à ação.
Dentro da Sociologia veremos duas grandes vertentes teóricas: Teoria Positivista-Funcionalista e a Teoria Histórico-Crítica.
A primeira diz que Positivismo é o que está posto, o que está aí. E o Funcionalismo complementa dizendo que tudo que está aí (a realidade) forma uma estrutura ou sistema organizado, em que tudo tem sua função.
Já que tudo tem uma função especifica, o ideal é que haja um equilíbrio, uma harmonia. Se algo desarmonizar com o todo, está errado, “não presta”.
Para os seguidores desta teoria, se houver algo errado, se deixar de funcionar, deixa de existir, logo, todo sistema deverá mudar. Porém o ideal é tudo permanecer sempre como está, pois tudo deve se equilibrar.
Outros nomes surgem para esta mesma teoria. A absolutista, cada grupo é fechado