Sociologia conteudo 2
-Pode-se dizer que a primeira corrente psicológica sistematizada foi o positivismo, que demonstra e defini PARTICULARIDADES do estudo cientifico da sociedade, por isso se distingue das demais ciências.
-O positivismo definiu o 1) objeto, 2) o método e 3) os conceitos fundamentais da sociologia
-A sociologia foi desenvolvida quando dizia-se que as ciências exatas já seriam consideradas substituta da religião e da tradição na área de explicação do mundo. O chamado CIENTIFICISMO1.
-O Positivismo foi considerado por um tempo como fruto do iluminismo.
O francês Condorcet foi o primeiro a formular a proposta de uma ciência precisa, numérica e rigorosa que permitiria um conhecimento verdadeiramente objetivo dos fatos sociais e que toda a ciência e conhecimento sobre a sociedade estiveram submetidos aos interesses e preconceitos das classes poderosas e essa seria uma marca do positivismo segundo ele.
-Saint-Simon, discípulo de Concorcet, primeiro a utilizar esse termo positivo, buscou inspiração na Biologia e por sua ciência da sociedade, teria por modelo a fisiologia.
-Alguns pensadores consideram que a ausência de moralidade e solidariedade que as sociedades nascidas das revoluções francesa e industrial era fruto do enfraquecimento de antigas instituições protetoras, principalmente a Igreja.
COMTE E O POSITIVISMO
-A transição de transformação do positivismo completou-se com Comte
-Na concepção de Comte, o pensamento teria que ser totalmente positivo, uns dos motivos por ter rompido ligação com Saint-Simon que era seu Mestre e esse pensamento positivo não tinha dimensão crítica ou analise social onde se acredita que ele descobriu as LEIS DA SOCIOLOGIA, diferente de Saint-Simon.
-A ideia principal do positivismo é que só pode se tornar objetiva quando se é eliminada todas as interferências de preconceitos, portanto, AS CIENCIAS SOCIAIS NÃO TERIAM VÍNCULO COM CLASSES SOCIAIS, POSIÇÕES POLÍTICAS OU IDEOLOGIAS.