sociologia brasil
Obedeceram todas as condições do capitalismo e da inserção do país na ordem mundial.
Cultura Erudita e Religiosa
Baseado na retórica e em princípios universalizantes, seus efeitos foram aniquilar a cultura indígena, submeter às populações escravas e distinguir as camadas cultas.
A cultura e as Classes Intermediárias no século XVII.
A mineração trouxe algumas transformações sociais, alterando a sociedade colonial até então divida em dois grandes grupos: donos de terra e escravos. Surgiram novas ocupações como comerciantes e criadores de animais. Essa nova camada social procede ao surgimento da burguesia consumidora da erudição da cultura europeia.
A cultura da corte e o século XIX.
Corte Joanina para o Brasil. Cultura portuguesa resultante das influências neoclássico francês introduzido na colônia. Grande movimento da expressão na arquitetura.
Cultura Escolástica.
Era a filosofia ensinada nas escolas da época pelos mestres. Eram matérias como artes liberais, divididas em trívio (gramática, retórica, dialética) e quadrívio (aritmética, geometria, astronomia e música).
Descreve a colônia por meio de estudos naturais e recrutavam as classes intermediárias, intelectuais dispostos a servir a corte e as classes dominantes. Era uma cultura alienada, ditada pelas formas europeias que garantiam o domínio do poder imperial.
A terra e a nação surgiram como tema, objetivo e nunca como pensamento crítico.
O Advento da Burguesia.
Surgiu com o desenvolvimento das atividades comerciais da exportação e da expansão capitalista, mudando o modo de pensar e capaz de transformar a antiga colônia numa nação capitalista.
Precisava de um saber mais nacional e pragmático, menos universalista. Procurava combater o analfabetismo, igualar valores e discurso, criar um sentimento de patriotismo que levasse as mudanças reais na estrutura social. A primeira guerra mundial e a crise que a sucedeu fez crescer o poder econômico e político da burguesia