sociologia as instituicoes socias
Prof. Marcos Macedo
Sociologia
A IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
No conjunto das interações sociais que ocorrem nas diferentes sociedades, algumas são rotineiras, repetitivas e esperadas, apresentando regularidades. Esse processo é conhecido como “institucionalização”.
Quando há várias dessas interações institucionalizadas, estamos provavelmente diante de uma instituição social.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS
As instituições sociais são sistemas complexos e organizados de relações sociais relativamente permanentes, que incorporam valores e procedimentos comuns e atendem a necessidade básica da sociedade.
As instituições formam a estrutura permanente, dentro da qual operam a cultura e a estrutura social.
A família, como exemplo, inclui um conjunto de valores comuns (que dizem respeito a amor, filhos e vida familiar), um conjunto de procedimentos comuns (namoro, cuidado com as crianças, rotinas familiares) e uma rede de papéis e status (marido, esposa, bebê, filho, adolescente, noiva) os quais formam o sistema de relações sociais por meio do qual se desenrola a vida da família.
Nas sociedades modernas as principais instituições sociais, consideradas básicas, são: a família, as instituições religiosas, as instituições econômicas, as instituições educacionais e as instituições políticas.
Dessas instituições sociais básicas, aquelas que têm a socialização como fim explícito são: a família, as religiosas e as educacionais. Há diversas outras relacionadas a outras humanas, como as comunicação, saúde etc.
instituições necessidades de lazer, Todas as instituições apresentam alguns elementos comuns, como: pessoal, equipamentos (bens materiais), organização e um certo ritual (costumes, leis, cerimônias).
EXEMPLOS DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS BÁSICAS
Família
Instituições religiosas
Instituições sociais básicas Instituições econômicas Instituições educacionais Instituições políticas
EXEMPLOS DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS BÁSICAS
Pessoas
Equipamentos