Sociologia aplicada ao serviço social
Sobradinho/DF
25/11/2013
Marcos dos Direitos Humanos
Estágios Sociais
Estudando a declaração dos direitos do homem e do cidadão da Revolução Francesa e a
Declaração da Independência dos Estados Unidos da América (Declaração dos Direitos da
Virgínia), podemos observar algumas semelhanças entre elas, ambas fala de igualdade, liberdade, segurança, propriedade, felicidade, e direito essenciais e natural a todos.
O homem nasceu para ser feliz e esses documentos fortalecem essa afirmativa reconhecendo a importância do homem que estava sendo esquecida, colocando outras coisas e outros valores em seu lugar. É necessário que vivamos em uma sociedade mais humanizada onde todos olhem uns pelos outros conscientes de seus direitos e deveres e que possamos entender melhor a nossa organização social.
Emile Durkheim “Chegou a conclusão de que os laços que prenderiam os indivíduos uns aos outros nas mais diferentes sociedades seriam dadas pela solidariedade social, sem a qual não haveria uma vida social, sendo esta solidariedade do tipo mecânica ou orgânica”.
A solidariedade do tipo mecânica prevalece naquelas sociedades ditas “primitivas” ou
“arcaicas”, ou seja, em agrupamentos do tipo tribal formado por clãs onde o indivíduo estaria ligado diretamente à sociedade, sendo que enquanto ser social prevaleceria em seu comportamento sempre aquilo que é mais considerável à consciência coletiva, e não necessariamente o seu desejo enquanto individuo.
A solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas
“modernas” ou “complexas” do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas), ocorre um processo de individualização dos membros dessa sociedade, os quais assumem funções específicas dentro dessa divisão do trabalho social. Os indivíduos se unem não por se sentirem semelhantes ou porque haja consenso, mas sim porque são interdependentes dentro da