Sociologia 1 PARTE 2
Aluno(a):________________________________________________ nº__________
Disciplina: Sociologia 3ª Série EM turma: ___________
Professor: Francisco Figueiredo
A Sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais criadas pela sociologia capitalista. A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases.
Os interesses econômicos e políticos dos grupos e classes sociais, que na sociedade capitalista apresentam-se de forma divergente, influenciam profundamente a elaboração do pensamento sociológico.
Objeto de estudo da Sociologia: os valores, os comportamentos, as hierarquias, as atitudes e oportunidades.
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. São três os principais tipos de estratificação social:
· Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;
· Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
· Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.
A estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc. A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades. Podemos perceber a desigualdade em diversas áreas:
· Oportunidade de trabalho