Sociolodia
Tema:
Mudanças na Educação.
Título:
A escola está ou não mudando?
Objetivo:
Ver a forma com que ocorrem as mudanças na escola atual, conforme os educadores da atualidade.
Justificativa:
Da necessidade de entender as mudanças que ocorrem na educação e saber a influência que o estado e a sociedade exercem sobre a escola e sobre os indivíduos, justifica-se o presente trabalho.
Introdução:
Muitas mudanças ocorreram na escola na história da humanidade. Com a Revolução Industrial percebe-se que aumentou muito a desigualdade social. Espera-se com este trabalho entender se atualmente, conforme os autores indicados na referência, a escola favorece a mudança ou conservação social.
Desenvolvimento:
Segundo Gomes, existe grande influência das classes dominantes na educação, e sendo assim, a escola oferece ao aluno uma educação que o leva a manter uma relação de trabalho completamente alienada, sem lazer, favorecendo o consumismo e mantendo o trabalhador sempre alienado.
Kruppa parece pensar quase como Gomes, para ele o desenvolvimento escolar era, e ainda está ligado ao desenvolvimento da economia e alterações sociais são influenciadas por muitos fatores. Para ele o capitalismo não se limita às regras de produção, mas possui interferência na organização da sociedade e assim, no espaço escolar que passa a servir os interesses do capitalismo.
Segundo Meksenas a escola se desenvolve com grande meio onde se reproduzem e perpetuam os conhecimentos da sociedade, e assim estes conhecimentos transformam a civilização. Para ele a educação fica na memória do povo e também possibilita a sua sobrevivência produzindo harmonia.
Considerações finais:
O presente trabalho foi enriquecedor pois traz à tona a reflexão sobre a verdadeira função da escola, do seu modo de tranformação, como atua em benefício da sociedade.
Referências Bibliográficas:
GOMES, Candido Alberto. A Educação em Perspectiva Sociológica. São Paulo: EPU, 1989.
KRUPPA,