Socioeconomia e Geopolitica
709 palavras
3 páginas
1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos) Após a segunda revolução industrial, a hegemonia inglesa foi passada aos norte americano. Nesta época o aço tornou-se um material muito utilizado, o que levou o crescimento das indústrias siderúrgicas e foi nos Estados Unidos da América que foram implantados dois sistemas de trabalho muito eficientes: o Fordismo e o Taylorismo. No primeiro caso o trabalhador tinha um movimento mecânico, realizava apenas uma pequena função no processo de produção, portanto não precisava de qualificação. No Taylorismo a eficiência do trabalho era a principal meta, ou seja, realizar a tarefa de forma racional e com o mínimo de esforço possível. Com esses sistemas em funcionamento e dando muito certo, os Estados Unidos tomaram o posto de maior potencia mundial.
2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
Os estados brasileiros já evoluíram bastante desde que os Objetivos do Milênio foram lançados. Santa Catarina já alcançou 3 metas propostas pela ONU. Em Santa Catarina, no ano 2000, cerca de 86,9% da