socioambiental
A empresa, na visão de Ford, do mesmo modo que na de Taylor, divide-se em dois níveis distintos: planejamento e execução.
No planejamento, os técnicos elaboram os métodos e o próprio trabalho; na execução, os operários só efetuam o trabalho que lhes é levado ás mãos.
No sistema de Ford o operário adaptava seus movimentos a velocidade de esteira rolante, sendo naturalmente conduzido a ritimização involuntária de acordo com o nível de produção.
Ford se preocupava com economia de material e do tempo. Esse tempo foi determinado cientificamente não para um trabalho individual (Taylor), mais, sim para a execução de uma tarefa pela equipe, de modo que o operário tinha liberdade para executar o trabalho de forma melhor que melhor conviesse (Ford).
Ford mandava adaptar movimentos tão comodamente quanto possível ao rimo da produção, ás aptidões e à vontade. Ford procurou suprimir o tempo perdido pela matéria-prima, com o trabalho contínuo, não estava interessado nas inter-relações entre corpo e mente dos trabalhadores no trabalho, nem estava preocupado em estudar reflexos e as interações do individual e do coletivo.
Oque caracterizou Ford foi ter utilizado todas essas contribuições e posturas com o objetivo de tornar sua empresa eficiente, sendo compreendida a eficiência de um lado como produção, motivação e salario e, de outro, como custos e preço mínimos.
Os princípios de Ford
O princípio da produtividade
O princípio da intensificação
O princípio da economia
O modelo administrativo de Ford Caracteriza-se pelo trabalho dividido, repetido, contínuo, baseando-se principalmente nos princípios da produtividade, da intensificação e