Society
CURSO GESTÃO COMERCIAL
RECONHECIMENTO DO MERCADO REGIONAL
Alexsandro Gaspar
Jose Luiz Delai
Marcelo Jackson Mohr
JOINVILLE
JUN/2010
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos fazer uma pesquisa sobre economia do estado de Santa Catarina e sobre a economia de cada região do estado. Assim focando principalmente a região de Joinville. Fazendo um levantamento dos tipos de economia de mercado de cada região do estado.
Com isso estaremos definindo uma empresa e um segmento de mercado, para fazermos a divulgação e venda dos produtos da mesma.
ECONOMIA DE SANTA CATARINA
A economia de Santa Catarina é bastante diversificada, tendo um potencial para cada região. O PIB do estado é de 62.213.541.000,00 reais, o 7º maior do Brasil, 4.0% do total nacional. As principais atividades economicas são a agricultura, a pecuária, a pesca, o turismo, o extrativismo e a indústria.
A economia se baseia na indústria (principalmente agroindústria, têxtil, cerâmica e metal-mecânica), no extrativismo (minérios) e na pecuária. O estado de Santa Catarina é o maior exportador de frango e de carne suína do Brasil, sendo a Sadia e a Perdigão (as duas maiores empresas de alimentos do Brasil) catarinenses. Entre as indústrias, sedia um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, a WEG, e um dos maiores fabricantes de compressores para refrigeradores, a EMBRACO. Possuem grande expressividade as indústrias de eletrodomésticos (e metalmecânica em geral) no norte do estado, com marcas de projeção nacional como Consul e Brastemp.
Santa Catarina é o sétimo estado mais rico do Brasil, e com o Paraná (quinto) e Rio Grande do Sul (quarto), controla 18,2% da economia do país. O estado também é um grande exportador.A posição de Santa Catarina na formação da renda interna brasileira é muito modesta, embora esteja situado entre as 10 primeiras unidades da federação.
Em relação a algumas atividades econômicas temos tido