Sociedades disfuncionais
Entre os países desenvolvidos e os cinqüenta estados norte-americanos, a maior parte dos grandes problemas sociais e de saúde do mundo é mais comumente encontrada nas sociedades mais desiguais. A desigualdade aparentemente torna os países socialmente disfuncionais em relação a uma vasta gama de resultados, existe uma relação entre ela e o índice de problemas sociais e de saúde. Já nos países igualitários o único problema social que tende a ser mais comum é o suicídio.
Outras explicações? Uma maior igualdade pode ser alcançada usando os impostos e os benefícios para redistribuir rendimentos muitos desiguais, ou através de uma maior igualdade nos rendimentos brutos antes das deduções fiscais e de benefícios, implicando assim em uma menor necessidade de redistribuição. Talvez, nem sempre se faça necessária uma grande intervenção por parte do Estado para que as vantagens de uma sociedade mais igualitária sejam alcançadas, visto que os governos podem fazer despesas para que problemas sociais sejam evitados, pois a maneira como uma sociedade alcança maior índice de igualdade importa menos do que o fato de alcançar ou não esse objetivo.
Etnicidade e desigualdade Muitas vezes as pessoas se perguntam se as divisões étnicas nas sociedades podem explicar a relação que há entre a desigualdade e a alta ocorrência se problemas sociais e de saúde. Existem dois motivos para pensar que pode haver uma ligação. O primeiro é a idéia de que alguns grupos étnicos são menos capazes e mai suscetíveis a ter problemas. Essa idéia deve ser rejeitada porque se configura um grande preconceito racial. A segunda possibilidade e mais séria é a que na maioria das vezes possuem mais problemas porque são excluídas das oportunidades de educação e emprego que são necessárias para que uma vida melhor seja alcançada. Talvez possa ser que as divisões étnicas aumentem a discriminação social e a exclusão, mas os problemas como os sociais e de saúde