Sociedades anônimas
Este trabalho de grupo tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada sobre as características da empresa estabelecida como Sociedade Anônima(S.A). Esta pesquisa também servirá para compor junto com o SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS GRUPOS, a nota da avaliação parcial (AP) do 1º semestre deste ano, na disciplina de administração.
II. Características da empresa:
Segundo o site arquivo unama:
As sociedades anônimas são também chamadas de sociedades institucionais, tendo seu capital dividido em ações e os titulares destas ações são denominados acionistas.
É uma sociedade de capital, pois as ações são negociadas livremente, não podendo os acionistas vetar o ingresso de estranho ao quadro social.
A sociedade anônima, independentemente de qual seja seu objeto social, será sempre uma sociedade empresária. Assim, ainda que o objeto da sociedade anônima seja civil, esta será sempre empresária.
As sociedades anônimas podem se classificar em sociedades abertas ou fechadas.
As SOCIEDADES ANÔNIMAS ABERTAS são aquelas que admitem à negociação seus valores mobiliários no mercado de capitais (Bolsa ou mercado de balcão). Essas companhias emitem títulos que podem ser ofertados ao público, e somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia federal, que, ao lado do Banco Central, realiza o controle e a supervisão do mercado de capitais, obedecendo às regras do Conselho Monetário Nacional. O mercado de capitais é composto da Bolsa de Valores e do Mercado de balcão. A Bolsa de Valores é uma entidade privada, constituída pela associação de sociedades corretoras, que exercem a negociação de valores mobiliários, com monopólio territorial. Dependem da autorização do Banco Central para serem criadas e são fiscalizadas pela