sociedades antigas e sua influencia nos dias de hoje
Matrícula: (matrícula do discente)
Turma: (turma do discente)
Disciplina: (nome da disciplina)
Professor Rodrigo Lélis Neiva
(Título do trabalho)
Brasília, ___ de Fevereiro de 2012
1-
Introdução
O direito foi criado gradativamente desde o princípio da humanidade. Sua construção sempre foi realizada pelo homem, por isso, o Direito é um tipo de cultura, no qual reflete as exigências do meio que o criou. Diante disso, registros históricos remontam as antigas eras e divulgam relatos sobre os primeiros povos a atuarem na área.
Sociedades Primitivas: Nas sociedades primitivas, o direito era rudimentar, baseado apenas no costume e tradições com o envolvimento da religião praticada pelos clãs e tribos. Ainda encontra-se atualmente leis e normas que se baseiam em tradições e costumes exercidas pelas gerações passadas, e mesmo que a constituição diversos países afirmam ser um Estado laico, pode-se encontrar leis que são baseadas na religião predominante do país, pois a religião prega boa parte dos costumes.
Sociedade cuneiforme: Na sociedade cuneiforme, a necessidade gerou a criação de regras escritas para evitar os conflitos e guerras entre povos de uma mesma região, a gravação das regras em superfícies planas daria mais segurança e força às regras ditadas. Essas regras escritas da sociedade cuneiforme mostrou uma alternativa para evitar conflitos de uma forma mais concreta e que seria de fácil entendimento de todos, as influencias dessa sociedade são de grande importância nos dias atuais, pois a criação de regras e tratados escritos são fundamentais para a ordem e organização mundial.
Sociedade Grega: No Estado grego, surgem as primeiras manifestações das necessidades sobre garantias individuais do direito e da luta por justiça, os gregos são os criadores da democracia, são o berço da civilização ocidental, grande parte dos ideais de