sociedade
Após a segunda guerra mundial, o mundo industrial mudou. Atualmente, a oferta excede a procura, devido à facilidade de produção em série e barata, o que fornece à população produtos atrativos de duração efémera, ou seja foca-se no consumidor enquanto que, anteriormente as empresas focavam-se na sua produção.
Isto levou a que as empresas aclamassem o setor marketing e publicidade fundamental para determinar o grau de competitividade e sucesso das empresas/marcas, que são aqueles que estudam o comportamento do consumidor e formas de lhe impor novas necessidades para, deste modo, escoarem o seu produto.
Todas estas imposições levaram ao conceito de Consumo de Massas que é um comportamento típico da sociedade e que se manifesta por um consumo massificado de bens normalizados de curta duração e acessíveis à generalidade da população, também porque recorrem ao crédito que pode levar ao consumismo.
Crédito e Endividamento
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial o acesso ao crédito tem sido facilitado, devido à criação da Sociedade de consumo. Cada vez mais, por necessidade das empresas de escoar o produto, a publicidade e marketing impinge ao consumidor novas necessidades que, muitas das vezes ultrapassa as possibilidades financeiras do agente.
Não só utilizado para consumo supérfluo, o crédito é utilizado (devido à atual crise económica financeira mundial) para pagar rendas, algo cada vez mais recorrente na sociedade, por consequência do aumento dos impostos e desemprego.
Em casos mais excessivos as famílias ou empresas, por vezes, não têm possibilidade de pagar as suas dívidas e por isso encontram-se em situações de sobre-endividamento.
Um gráfico (1) para demonstrar a subida do acesso a crédito:
NOTA: Crédito Malparado representa o montante que fica em dívida de pagamento por parte das famílias para pagarem os financiamentos e