sociedade
A ampliação do conceito de pedagogia é justificada a partir da expansão do significado da docência, que não pode ser simplificada à transferência mecânica de teorias científicas. Daí a necessidade de se ampliar o entendimento epistemológico da pedagogia, que tem, entre suas diferentes áreas de investigação, a docência. O estudo conclui com a consideração de que o conceito ampliado de pedagogia, embora concebido a partir da educação escolar, apresenta-se com possibilidade de facilitar não apenas a interpretação e intervenção dos processos educativos que ocorrem na escola, mas também daqueles que ocorrem em espaços não-escolares.
A necessidade da ampliação do conceito de pedagogia justifica-se, principalmente, pela própria mudança de paradigma da docência.
Diversas expressões designam o acontecer educativo: processo educativo, prática educativa, atividade educacional. Falamos de educação nacional, ambiental, rural,sexual, educação escolar, etc... Ninguém escapa dela, em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, envolvemos pedaços de nossa vida com ela. Para SABER, para FAZER, para SER ou para CONVIVER, misturamos a vida com ela. Não existe um modelo ideal, muito menos uma escola ideal ou um professor único praticante.
Um conceito ampliado da Educação e da Pedagogia Educação é um fenômeno multifacetado, ocorre em vários lugares, sob várias Modalidades. Pedagogia seria, então, “o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educative concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuraçãoda atividade humana” LIBÂNEO, 2005, p.
A formação de educadores para atuar no atendimento a demandas específicas, em nível dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação Especial, destinada aos portadores de necessidades especiais) ou, ainda,