Sociedade e suas tecnologias
CAROLINA CUBAS PINHEIRO
AAP
A TERCEIRA ONDA, SOCIEDADE EM REDE E CIBERCULTURA
Ao professor MS. Renato Corrales Nogueira, docente na matéria
Sociedade, tecnologia e inovação
1º SEMESTRE/2014
TATUÍ-SP
1) INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como o objetivo principal mostrar o quanto a sociedade evoluiu, e com ela o quanto a tecnologia foi importante para sua evolução, e nos dias de hoje quase faz parte do próprio homem.
"Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.” (Einstein, 1879-1955)
2) A TERCEIRA ONDA ( THE THIRD WAVE)
2.1) A PRIMEIRA ONDA
A agricultura foi o primeiro ponto decisivo para o desenvolvimento humano, o homem começa a cultivar seus alimentos e com isso se fixar em um só lugar, deixando assim de ser nômade. A família nessa época era numerosa, pois como o trabalho era braçal, precisavam de mão de obra humana. A partir de 1.750 o acesso à civilização industrial começou a ganhar força, dando inicio então à segunda onda.
2.2) A SEGUNDA ONDA
Após a primeira revolução industrial, o setor de serviços começa a crescer, reempregando agricultores que já não tinham mais onde trabalhar, em decorrência da automação nas fazendas.
Nesse período, a vida começa a ser determinada pelo processo produtivo, tornando assim a sociedade mais tecnológica já nesse período. Assim como o trabalho, a vida se torna sincronizada e alienada, deixando de lado as famílias numerosas. Com a entrada do robô nas linhas de produção se dá inicio então a terceira onda.
2.3) A TERCEIRA ONDA
. A terceira onda representa um novo mundo baseado na informação e no conhecimento. Ela começa por volta dos anos 50 nos EUA. Nesse período o industrialismo perde força e o conhecimento critico e qualificado vira a principal forma de seleção para as empresas. A vida torna-se flexível, assim como as famílias.
2.5) CONCLUSÃO SOBRE O LIVRO
Concluímos que hoje a sociedade vive uma