Sociedade e organizações
Metas da aula
Descrever as características de cultura, subcultura e contracultura; apresentar as mudanças nas novas estruturas organizacionais e sua influência no ambiente de trabalho; descrever os diferentes tipos de organização; apresentar a atuação dos sindicatos e sua importância junto às organizações. Ao término desta aula, você deverá ser capaz de:
1
5
objetivos
diferenciar os conceitos de cultura, subcultura e contracultura; identificar os aspectos fundamentais de uma organização institucionalizada; reconhecer os diferentes tipos de organização; analisar o modo como as mudanças nas estruturas organizacionais influenciam o ambiente de trabalho; avaliar a importância dos sindicatos nas relações de trabalho nas organizações.
2
3
4
5
AULA
Sociedade e Organizações | O ambiente organizacional
INTRODUÇÃO
Como você pôde verificar pelo que foi exposto em nossa última aula, a reestruturação produtiva e organizacional pela qual o mundo do trabalho tem passado pode ser identificada pela transformação das estruturas e estratégias empresariais, que têm alterado as formas de organização, bem como de controle do trabalho. Neste cenário, você perceberá que vivemos em um mundo em que as pessoas têm sido obrigadas a conviver com a mudança, sendo pressionadas a aprender a viver um tipo de vida no qual nada permanece estável por muito tempo, ficando evidenciada uma grande fragmentação de valores e condutas pessoais e coletivas. Surgem movimentos, como a contracultura, que negam valores estabelecidos pela cultura dominante. É inevitável que se apresentem impactos (diretos e indiretos) tanto nos níveis individual, familiar, organizacional e social mais amplos. Neste contexto, a questão que será abordada, a partir de agora, será como as mudanças nas novas estruturas organizacionais têm influenciado o ambiente de trabalho. Espero que, com a discussão que agora se inicia, você passe a ter uma visão sobre as